FAQ - Perguntas Frequentes

Quais são os tipos de aplicativos que existem?

Existem 4 formas distintas de se desenvolver um aplicativo. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. São eles: aplicativos híbridos, aplicativos nativos, aplicativos web e aplicativos multiplataforma.

O que são aplicativos hibridos?

Novalmente são programas que abrem telas de navegador web (webview) e interagem com os recursos dos aparelhos através de ferramentas ou o desenvolvimento em linguagem nativa. A vantagem deles é pode trabalhar com uma linguagem muito comum (javascript) e pode criar o app como se cria uma página web, o que te dá uma liberdade maior ao desenhar o layout. As desvantagens são: é uma página web sendo aberta localmente; a qualidade do app aparenta ser pior; em aparelhos inferiores transições de tela e efeitos ficam bem lentos; alguns recursos do aparelho ficam mais amarrados; quando for necessário desenvolver algo mais complexo, tem que ser desenvolvido um modulo nativo; entre outras. Algumas ferramentas geram bíbridos são PhoneGap e Ionic.

O que são aplicativos nativo?

São aplicativos desenvolvidos para uma plataforma específica (Android, iOS ou Windows Phone). A vantagem é que o aplicativo é escrito na linguagem original fornecida pelo criador do sistema operacional, o desenvolvedor tem acesso a todos os recursos do aparelho. A desvantagem é que cada sistema operacional tem a sua ferramenta de criação, se você quiser uma app nativo para Android e iOS (IPhone), é necessário desenvolver dois aplicativos diferentes, o trabalho é duplicado. As ferramentas que geram nativos são Android Studio (Android), Swift (iOS) e Visual Studio C# (Windows Phone).

O que são aplicativos web?

O aplicativo web é uma solução para quando você já possui algum sistema online (ou deseja desenvolve-lo) e não que ter retrabalho. Iremos criar um app que abrirá aquela página já existente e qualquer interação com recursos do aparelho será criado em linguagem nativa ou multiplataforma. A vantagem é não precisa fazer retrabalho, aproveita um site ou sistema online já existente. A desvantagem é que novamente é uma página web sendo aberta no app, as mesmas desvantagens de um híbrido. Qualquer ferramenta nativa ou multiplataforma pode ser usada pra isso.

O que são aplicativos multiplataforma?

Multiplataforma são apps criados em uma linguagem comum, um único desenvolvimento, mas sendo gerado como resultado final aplicativos nativos para cada plataforma. As vantagens são: o desenvolvimento é único, o trabalho é feito apenas uma vez; o resultados final é um app nativo para cada linguagem que deseja utilizar; entre outras. Não existem desvantagens. Algumas ferramentas geram apps multiplataformas são Xamarin, React Native e Appcelerator (Titanium).

Qual o custo de colocar e manter um app no ar?

Primeiro existe o custo de desenvolvimento que depende muito do projeto. Caso o app seja online, você precisará de um local para hospedar a api e a área administrativa na qual o app se conectará. Para isso você precisará de um domínio (ex: seusite.com.br) que custa R$ 40,00 / ano e uma hospedagem de site comum que custa a partir de R$19,90. Para colocar seu app no Google Play o custo é de $25 dólares / pagamento único. Para publicar na loja da Apple o custo é de $99 doláres / ano. Caso o App use alguns recursos avançados com Mapa (Google Maps), API de busca de rota (Google Directions) ou envio de mensagens para o dispositivo (Push Remoto via Firebase Cloud Messaging) pode ter um custo a mais quando o app for muito utilizado, mas enquanto a utilização for baixa não existe custo. Caso exista pagamento pelo app, isso também pode gerar um custo, normalmente uma porcentagem do valor da compra.